Dúvidas sobre ser um Maquiador profissional

Boa tarde leitores e seguidores.

Já havia falado em postagens anteriores que estou fazendo o curso de maquiador no Senac. E resolvi vim tirar algumas dúvidas que eu tinha antes de começar o curso e acredito que muitas de vocês também tem esse tipo de dúvida.

Imagem

1- Como me tornar um maquiador profissional?

Bom, o primeiro passo é procurar uma instituição de ensino onde ministre o curso. Uma boa referência é o Senac, ele está presente em todo território nacional. Outra opção é a Embelleze. Após se matricular no curso como em todas as disciplinas você será avaliado conforme suas habilidades, o critério exato de avaliação irá depender da instituição. No Senac do meu estado o aluno é avaliado como: Bom, suficiente ou insuficiente. Essa avaliação irá ser crucial para exercer a profissão.

 2- Quais produtos tenho que ter para ingressar nesse ramo?

Essa era uma pergunta que me fazia todos os dias, e ela foi a resposta que tive no meu primeiro dia de aula. Tenha sempre os melhores produtos, sua cliente deseja um diferencial. Dizer que você não poder ter produtos nacionais é mentira, porém é importante você ter em mente o seguinte: Ao maquiar uma cliente com produtos de fácil acesso aqueles que compramos em cosméticos acaba deixando-a com um certo receio, pois talvez ela tenha aquele produto em casa, você acaba despertando a dúvida (será que eu não poderia ter me maquiado em casa?). Quando temos produtos de qualidade maior despertamos na cliente uma valorização do trabalho e credibilidade. Pelo amor de Deus isso não é uma critica a quem usa produtos de cosméticos, até porque eu comprei vários e confesso que adoro muitos deles. A dica que deixo é a seguinte: Deixe em sua bancada de trabalho os melhores produtos, e na sua gaveta aqueles queridinhos nacionais e ótimos. Assim ela ver que você tem bons produtos. 

Invista em base e pinceis, a base o nome já diz é o inicio de uma make perfeita, e os pinceis é investimento. Lembre-se com bons pinceis o resultado da make é melhor.

3- Quanto posso cobrar?

Antes de responder essa pergunta deixo aqui uma dica, NUNCA FAÇA SERVIÇO SEM COBRAR, mesmo que você não tenha terminado o curso. Você deve levar em consideração o tempo que você está gastando, os produtos que você está usando, e lembrar que aquela pessoa depois que você for profissional vai achar que você sempre poderá quebrar um galho. Então meninas, cobrem sim mesmo que seja um valor menor.

Agora respondendo a pergunta, acho que o valor a ser cobrado irá variar de acordo com o local que você mora e as condições. Para maquiagem a domicilio o valor deverá ser um pouco maior, afinal você terá gastos com combustível e terá que se adaptar as condições da casa da cliente, fatos como iluminação conta muito e talvez você tenha que se virar nos trinta para conseguir um ambiente iluminado. Eu optei por fazer esse serviço a domicilio, no inicio começarei cobrando o valor de R$ 70,00 a make, isso poderá mudar de acordo com a experiencia que for adquirindo. 

Algumas pessoas optam por trabalhar em salão ai o valor cobrado irá depender do salão e da comissão que você irá receber pela make.

Meninas é sempre bom pesquisar antes em salões e até mesmo com profissionais que fazem maquiagem a domicilio para saber o valor cobrado. Não é legal fugir muito do preço de mercado.

5- Sou obrigada a ter cursos de aperfeiçoamento? 

Obrigada você não é, porém ter cursos de aperfeiçoamento te ajudará no seu crescimento profissional. A maquiagem é um mundo de transformações, as tendências de moda muda a cada dia e você precisa estar ligada nisso. 

6- Como divulgar meu trabalho?

Invista em cartões de visita, redes sociais e se possível um site. 

Meninas é isso, dentre as dúvidas que tentei esclarecer fica a minha maior dica, nunca entre em uma profissão somente pelo salário que você irá receber. Ame o que você faz, assim será um trabalho bem feito e prazeroso. 

Beijos 

 

 

6 comentários sobre “Dúvidas sobre ser um Maquiador profissional

    • babilipstick disse:

      Que bom lindona!
      Espero sempre ajudar, eu tinha muitas dúvidas e estão sendo respondidas de acordo com andamento do curso.
      Assim que possível faço mais um post tirando dúvidas sobre maquiador profissional.
      Obrigada pelo carinho!
      Bjus

  1. Alessandra Sá disse:

    Posts bem esclarecedores. Tenho dificuldade em cobrar porque sempre tem aquela concorrência desleal que bota o preço lá embaixo, mas enfim, temos que mostrar trabalho e impor nosso valor.

Deixe um comentário

